quarta-feira, 20 de julho de 2011

Os Aspectos em Astrologia

CONJUNÇÃO PLANETARIA


Um aspecto é essencialmente uma relação baseada num intervalo angular particular que se estabelece entre dois astros e em virtude do qual estes exercem uma acção comum. Partindo do princípio, que cada astro é a expressão de uma tendência, de uma função, o aspecto cria uma relação entre as duas tendências ou funções representadas pelos dois astros.
A análise dos aspectos leva-nos a considerar distintamente, além da sua orientação, a sua natureza e a sua matéria. A sua natureza, é o próprio intervalo angular que a constitui e a qualidade particular do sextil e do trígono não é a mesma da quadratura. A sua matéria, mais não é, do que a combinação que decorre da natureza dos planetas em aspecto e dos signos e casas onde se encontram.


NATUREZA DOS ASPECTOS

O universo é um movimento ou uma série de movimentos ordenados; os electrões giram em torno dos núcleos atómicos como os planetas à volta do Sol, a Lua à volta da Terra e esta sobre si própria. Estas rotações determinam ritmos regulares, pois as trajectórias são círculos ou elipses que conduzem as mesmas partículas ou os mesmos astros aos mesmos pontos em intervalos de tempo iguais.

Nesta larga perspectiva, o aspecto apresenta-se como um momento privilegiado de uma totalidade cíclica. A unidade de base desta totalidade é o ciclo planetário: dois astros encontram-se no Zodíaco; o mais rápido afasta-se do mais lento, e, à medida que escapa da conjunção e até ao momento em que alcançará de novo o astro lento, passa com ele por uma série de fases sucessivas. É esta sucessão de fases que constitui a gama dos aspectos.

Vamos pois analisar a modalidade de combinação de cada aspecto.

CONJUNÇÃO - (ênfase, início, concentração, nova actividade)

O protótipo do aspecto é a conjunção (0º a 8º de orbe): os dois planetas encontram-se no mesmo ponto do Zodíaco; há pois uma junção e, por conseguinte, tentativa de fusão das tendências representadas, cada uma das quais mesclando a sua natureza e sendo o todo uma síntese da sua combinação.

Esta fusão é particularmente benéfica quando os planetas possuem afinidades (Vénus-Júpiter, Lua-Vénus, Lua-Júpiter, Sol-Júpiter…); é perturbadora quando a natureza dos planetas não são afins (Sol e Saturno, Lua e Marte, Vénus e Saturno…).

As conjunções de dois planetas lentos, como Urano e Plutão, são características de geração, só influindo no carácter da pessoa se receberem aspectos de planetas pessoais (Sol, Lua, Mercúrio, Vénus e Marte). Geralmente, o mesmo acontece com qualquer conjunção de planetas a partir de Saturno.


OPOSIÇÃO - (percepção, diligência, equilíbrio, cooperação, conflito)

A oposição, aspecto de 180º (173º a 187º), divide o círculo em duas metades; aqui os astros estão frente a frente, em estado ou posição de antagonismo, de conflito; é o choque de duas forças energéticas que se confrontam como se uma fosse a negação ou a antítese da outra. Este é o aspecto mais amplo possível. Tem como potencial desenvolver a perspectiva e a percepção. A oposição apresenta desafios que envolvem o reconhecimento de uma carência interior e a utilização da polaridade dos dois signos para colmatar essa carência.


QUADRATURA - (desafio, acção dinâmica, tensão, realização, mutação)

A quadratura, aspecto de 90º (83º a 97º), introduz precisamente um quadrado no círculo; neste aspecto, os astros estão em dois planos diferentes, inconciliáveis. O potencial de qualquer mapa astral está nas quadraturas que apresenta. Podem constituir obstáculos, mas se forem compreendidas e trabalhadas as energias em jogo podem constituir os degraus de uma escalada. Acção e decisão constituem a essência de qualquer quadratura. É importante observar se a quadratura se encontra em signos cardeais, fixos ou mutáveis. Nas quadraturas cardeais, a acção é rápida; nas quadraturas fixas, a acção é lenta e deliberada e nas quadraturas mutáveis a acção é variável, dependendo em grande medida da influência dos outros.

A quadratura no mapa indica a necessidade de uma revisão drástica da consciência, de restabelecer a sua harmonia, através da compreensão de uma situação difícil ou indesejável, de uma reorientação de energias para se tomar um novo caminho na vida.


TRÍGONO - (abundância e conforto, idealismo, inspiração, harmonia, indolência)

O trígono, aspecto de 120º, (113º a 127º) divide o círculo em três partes iguais. Neste aspecto, os planetas tendem a combinar harmonicamente as suas correntes energéticas, a complementar-se e reforçar-se mutuamente. Os trígonos nem sempre são positivos; podem favorecer a tendência para escolher a linha de menor resistência, ou podem causar indolência. Os trígonos seguem o fluxo natural das coisas; indicam criatividade natural, talento, capacidade de expressão. O trígono pode ser comparado à diversão de esquiar montanha abaixo, enquanto a quadratura pode ser comparada ao esforço de escalá-la. Indica a capacidade de uma visão total das situações e se utilizado com sabedoria e deliberação pode suavizar os obstáculos encontrados.

SEXTIL - (oportunidade, atracção, auto-expressão, afabilidade)

O sextil, envolve dois planetas a uma distância de 60º (55º-65º) entre si. Divide o círculo em seis partes. Pessoas com muitos sextis no mapa astral são sociáveis e perspicazes, com competência para utilizar as informações que receberam ou que aprenderam. Existe flexibilidade de opinião, adaptação, mas também indiscriminação de pessoas, de coisas ou de ideias. O enfoque é conhecer e aprender. Este aspecto induz as pessoas a saírem da sua rotina e a estabelecerem trocas entre si, principalmente no plano mental. É a imposição da mente sobre a matéria.

O sextil apresenta a natureza dos signos de Gémeos e Aquário e a dos seus planetas regentes, Mercúrio e Urano. Daí a acuidade mental, curiosidade e espírito inventivo. Revela assuntos interessantes e a capacidade do sujeito em compreender a sua complexidade ou de se adaptar às novidades e alterações.

Alguns autores atribuem-lhe uma conotação doméstica e de procura de estabilidade. Pode, portanto, haver influência dos pais ou da família, conforme a situação dos planetas em jogo. Também pode indiciar superficialidade.
http://www.psicoastro.com/artigos/os-aspectos-em-astrologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário