quarta-feira, 20 de julho de 2011

Os Aspectos em Astrologia

CONJUNÇÃO PLANETARIA


Um aspecto é essencialmente uma relação baseada num intervalo angular particular que se estabelece entre dois astros e em virtude do qual estes exercem uma acção comum. Partindo do princípio, que cada astro é a expressão de uma tendência, de uma função, o aspecto cria uma relação entre as duas tendências ou funções representadas pelos dois astros.
A análise dos aspectos leva-nos a considerar distintamente, além da sua orientação, a sua natureza e a sua matéria. A sua natureza, é o próprio intervalo angular que a constitui e a qualidade particular do sextil e do trígono não é a mesma da quadratura. A sua matéria, mais não é, do que a combinação que decorre da natureza dos planetas em aspecto e dos signos e casas onde se encontram.


NATUREZA DOS ASPECTOS

O universo é um movimento ou uma série de movimentos ordenados; os electrões giram em torno dos núcleos atómicos como os planetas à volta do Sol, a Lua à volta da Terra e esta sobre si própria. Estas rotações determinam ritmos regulares, pois as trajectórias são círculos ou elipses que conduzem as mesmas partículas ou os mesmos astros aos mesmos pontos em intervalos de tempo iguais.

Nesta larga perspectiva, o aspecto apresenta-se como um momento privilegiado de uma totalidade cíclica. A unidade de base desta totalidade é o ciclo planetário: dois astros encontram-se no Zodíaco; o mais rápido afasta-se do mais lento, e, à medida que escapa da conjunção e até ao momento em que alcançará de novo o astro lento, passa com ele por uma série de fases sucessivas. É esta sucessão de fases que constitui a gama dos aspectos.

Vamos pois analisar a modalidade de combinação de cada aspecto.

CONJUNÇÃO - (ênfase, início, concentração, nova actividade)

O protótipo do aspecto é a conjunção (0º a 8º de orbe): os dois planetas encontram-se no mesmo ponto do Zodíaco; há pois uma junção e, por conseguinte, tentativa de fusão das tendências representadas, cada uma das quais mesclando a sua natureza e sendo o todo uma síntese da sua combinação.

Esta fusão é particularmente benéfica quando os planetas possuem afinidades (Vénus-Júpiter, Lua-Vénus, Lua-Júpiter, Sol-Júpiter…); é perturbadora quando a natureza dos planetas não são afins (Sol e Saturno, Lua e Marte, Vénus e Saturno…).

As conjunções de dois planetas lentos, como Urano e Plutão, são características de geração, só influindo no carácter da pessoa se receberem aspectos de planetas pessoais (Sol, Lua, Mercúrio, Vénus e Marte). Geralmente, o mesmo acontece com qualquer conjunção de planetas a partir de Saturno.


OPOSIÇÃO - (percepção, diligência, equilíbrio, cooperação, conflito)

A oposição, aspecto de 180º (173º a 187º), divide o círculo em duas metades; aqui os astros estão frente a frente, em estado ou posição de antagonismo, de conflito; é o choque de duas forças energéticas que se confrontam como se uma fosse a negação ou a antítese da outra. Este é o aspecto mais amplo possível. Tem como potencial desenvolver a perspectiva e a percepção. A oposição apresenta desafios que envolvem o reconhecimento de uma carência interior e a utilização da polaridade dos dois signos para colmatar essa carência.


QUADRATURA - (desafio, acção dinâmica, tensão, realização, mutação)

A quadratura, aspecto de 90º (83º a 97º), introduz precisamente um quadrado no círculo; neste aspecto, os astros estão em dois planos diferentes, inconciliáveis. O potencial de qualquer mapa astral está nas quadraturas que apresenta. Podem constituir obstáculos, mas se forem compreendidas e trabalhadas as energias em jogo podem constituir os degraus de uma escalada. Acção e decisão constituem a essência de qualquer quadratura. É importante observar se a quadratura se encontra em signos cardeais, fixos ou mutáveis. Nas quadraturas cardeais, a acção é rápida; nas quadraturas fixas, a acção é lenta e deliberada e nas quadraturas mutáveis a acção é variável, dependendo em grande medida da influência dos outros.

A quadratura no mapa indica a necessidade de uma revisão drástica da consciência, de restabelecer a sua harmonia, através da compreensão de uma situação difícil ou indesejável, de uma reorientação de energias para se tomar um novo caminho na vida.


TRÍGONO - (abundância e conforto, idealismo, inspiração, harmonia, indolência)

O trígono, aspecto de 120º, (113º a 127º) divide o círculo em três partes iguais. Neste aspecto, os planetas tendem a combinar harmonicamente as suas correntes energéticas, a complementar-se e reforçar-se mutuamente. Os trígonos nem sempre são positivos; podem favorecer a tendência para escolher a linha de menor resistência, ou podem causar indolência. Os trígonos seguem o fluxo natural das coisas; indicam criatividade natural, talento, capacidade de expressão. O trígono pode ser comparado à diversão de esquiar montanha abaixo, enquanto a quadratura pode ser comparada ao esforço de escalá-la. Indica a capacidade de uma visão total das situações e se utilizado com sabedoria e deliberação pode suavizar os obstáculos encontrados.

SEXTIL - (oportunidade, atracção, auto-expressão, afabilidade)

O sextil, envolve dois planetas a uma distância de 60º (55º-65º) entre si. Divide o círculo em seis partes. Pessoas com muitos sextis no mapa astral são sociáveis e perspicazes, com competência para utilizar as informações que receberam ou que aprenderam. Existe flexibilidade de opinião, adaptação, mas também indiscriminação de pessoas, de coisas ou de ideias. O enfoque é conhecer e aprender. Este aspecto induz as pessoas a saírem da sua rotina e a estabelecerem trocas entre si, principalmente no plano mental. É a imposição da mente sobre a matéria.

O sextil apresenta a natureza dos signos de Gémeos e Aquário e a dos seus planetas regentes, Mercúrio e Urano. Daí a acuidade mental, curiosidade e espírito inventivo. Revela assuntos interessantes e a capacidade do sujeito em compreender a sua complexidade ou de se adaptar às novidades e alterações.

Alguns autores atribuem-lhe uma conotação doméstica e de procura de estabilidade. Pode, portanto, haver influência dos pais ou da família, conforme a situação dos planetas em jogo. Também pode indiciar superficialidade.
http://www.psicoastro.com/artigos/os-aspectos-em-astrologia

segunda-feira, 18 de julho de 2011

SIGNOS E SEUS PLANETAS REGENTES

  ARIES                     

Planetas Regentes
 


Áries (21/03 a 20/04)    -   Marte
Decanatos:
1º - Marte
2º - Sol
3º - Júpiter


Iniciativa - Energia 

Rege o signo de Áries

Ciclo: 687 dias 

Na mitologia Marte é o deus da guerra. No céu é o "planeta vermelho" que nos lembra a força quente e ígnea da paixão que mobiliza a luta para a realização dos desejos. Representa no mapa astral o nosso guerreiro, a nossa capacidade de agir, o impulso para interferirmos no meio ambiente e enfrentarmos os desafios da vida. Mostra a nossa energia agressiva para a competição e defesa. É o impulso masculino da necessidade de afirmação e projeção da individualidade. É a necessidade de tomar iniciativas, conduzir ações, avançar, progredir, vencer obstáculo e conquistar nossa independência.

Marte
Signo astrológico Carneiro 
Kabalah – Arvore da Vida:  Gevurah
  
Marte rege sobre o signo Carneiro. A Marte sempre estiveram associadas as forças viris do guerreiro e do conquistador. Marte exprime por isso o desejo de posse, o querer, o instinto de apropriação. Em sânscrito, Marte encontra a sua etimologia em «Mar», uma das formas do deus védico «Marut», senhor das tempestades, dos furacões e do fogo. Entre os Romanos, os espíritos dos guerreiros eram colocados sob protecção de Marte. Marte é também um símbolo de vitalidade e impulsividade, de energia a todos os níveis. O impulso conquistador que Marte representa, acarreta inevitavelmente as forças da luta, da digladiação e do conflito, que neste astros se encontram representadas.
 A libido e as mais profundas pulsões estão também representadas em Marte, que pode simbolizar uma energia afectiva ou sexual de tal forma intensa, que acaba não só possuindo como também agredindo o objecto do amor. Na expressão tântrica, Marte equivale a Kundalini, a força serpente que deve ser despertada para lançar o sémen; se o sémen não for liberto, gera-se a energia Kundalini que pode ser distribuída por todo o corpo através dos plexos chamados «chakras». Contudo, traduzindo esta noção para a fisiologia sexual, Kundalini e Marte representam o pénis em erecção e a sua penetração na vagina, um claro simbolismo da virilidade.

Num horóscopo, Marte pode não só ser lido como a expressão da força interior de uma pessoa, ( na sua combatividade, ambição, desejo de posse, desejo de afirmação, etc), como também significativo de situações de conflitualidade ou competição, ao passo que também pode ser lido enquanto a representação do grau das forças ou obstinação de um inimigo, ou do grau de adversidades e bloqueios que se enfrentam.



Carneiro
Marte – Planeta da guerra e da virilidade. Representa a acção, a coragem, a força e a determinação. É pela sua influência que os nativos de Carneiro são confiantes e ousados.
                                                         MARIA HELENA





TOURO
Planetas Regentes












Touro (21/04 a 20/05)    -    Vênus



Decanatos:

1º - Vênus

2º - Mercúrio

3º - Saturno



Vênus

Signo astrológico Touro

Kabalah – Arvore da Vida: Netzah


Vénus é o planeta regente do signo Touro. Se o Sol é representativo do principio masculino, e se a Lua é significância do principio feminino, ao passo que Marte é símbolo da virilidade fálica, Vênus é por excelência o arquétipo da expressão sensual feminina. O ideograma de Vênus traduz-se num círculo com uma cruz pendurada que pende para baixo.  O símbolo faz lembrar a inversão quase luciferiana da cruz crista, numa representação que muitos astrólogos entendem ser uma forma de sublinhar o caráter das energias orgásticas, carnais, sensuais e pecaminosas que Vênus representa. Muitos astrólogos encontram em Vênus a representação dos prazeres dionisíacos, um verdadeiro símbolo de Baco e as suas sensuais Bacantes. Astarte era uma das deusas veneradas na antiguidade Babilônica e fenícia , (bem como a deusa Hator no antigo Egito), que se encontra profundamente relacionada com Vênus: ela é a Deusa do amor, que encontra correspondência religiosa na Vênus greco-romana. O nome Ashtarte encontra a sua etimologia em Ashtoros, que significa «chifres». E na verdade, as divindades da fertilidade e do amor eram imensas vezes representadas com forma humana feminina possuidora de chifres de vaca, ou mesmo na forma de uma vaca. Vênus e Astarte são deusas de amor e desejosas de amor, por isso celebrada por rituais carnais e lascivos. Vênus traduz a essência da volúpia amorosa sem limites, a expressão da sexualidade e do desejo, as leias da atracção. Na alquimia, Vénus representa o principio da afinidade, que expressa a tendência que os corpos têm de se fundir ou combinar com outros corpos. Enquanto que a lua representa o principio do feminino, Vênus representa o arquétipo do amor, dos sentimentos, da afetividade.
http://www.magianegra.com.pt/astrologiasignosplanetashoroscopos.htm

Touro
Vénus - Representa o amor e a beleza. É o planeta do amor e da afectividade. As suas características assemelham-se ao signo Touro e a Balança, por isso é o regente de ambos os signos. Desenvolve o sector sensitivo e emocional em qualquer um deles, mas enquanto que dá a Touro uma maior sensualidade e o faz apreciar os prazeres da vida, dá a Balança o encanto e uma beleza menos terrena.
                                                     MARIA HELENA

GEMEOS
Planetas Regentes


GEMEOS (21/05 a 20/06).-Mercúrio

Decanatos:

1º - Mercúrio
2º - Vênus
3º - urano


Comunicação física e mental

Rege os signos de Gêmeos e Virgens

Ciclo: cerca de 88 dias

Na mitologia Mercúrio é o mensageiro dos deuses. No sistema solar ele se situa entre o Sol e todos os outros planetas, são portanto, simbolicamente, o elo que liga o nosso Eu consciente tanto ao mundo interno como externo. Representa a necessidade do homem de estabelecer comunicação com o meio ambiente, para aprender, se adaptar, trocar e desenvolver sociabilidade. É a nossa capacidade de perceber, fazer associações mentais e classificar o conhecimento. Sendo assim o signo onde Mercúrio se posiciona no mapa astral mostra como nós nos comunicamos, pensamos e também a nossa capacidade de aprender com as experiências.



Mercúrio

Signo astrológico Gémeos

Kabalah – Arvore da Vida: Hod


Mercúrio é o planeta dominante do signo Gêmeo. Se na alquimia Vênus se traduz do principio da afinidade que equaciona a capacidade dos corpos se uniram e combinarem, já mercúrio traduz a própria essência da transmutação, ou seja: a forma como dois elementos opostos,( sem afinidade), se podem unir, dando origem a um novo elemento.

As representações dos Deus Hermes, eram usadas para afugentar maus espíritos que viessem que quaisquer umas das 4 direções, e se assim é, deve-se á característica de Mercúrio: a velocidade. Pela sua velocidade, Hermes era capaz de proteger com eficácia, e Mercúrio pode astrologicamente ser significante dessa protecção, ou da falta dela. Hermes era um deus que a todos ajudava mas sem regra, pois era conhecedor do intimo do ser humano. Hermes era também um brincalhão, senhor dos ladroes, hábil, bisbilhoteiro, rápido. Hermes era por isso veloz e astuto, e nas significâncias astrológicas, o mercúrio representa precisamente as faculdades intelectuais e cognoscitivas. Num mapa astral, o posicionamento e características de Mercúrio permitem avaliar sobre o tipo e grau de inteligência de uma pessoa, assim como a forma como as capacidades cognoscitivas de alguém podem ser estimuladas e aguçadas, bem como se essas mesmas capacidades estão sendo limitadas ou bloqueadas.



                                        MERCÚRIO RETRÓGRADO



Em astrologia se diz que um planeta está Retrógrado quando ele parece estar "andando para trás", se estiver sendo observado aqui da terra. 
Na verdade, é uma ilusão de ótica porque o planeta continua avançando mas em movimento muito mais lento que o normal.
Quando está Retrógrado no céu, o planeta Mercúrio interfere no funcionamento de tudo que depende dele, ou seja de tudo que depende da comunicação.
Nos períodos em que Mercúrio está Retrógrado parece que as coisas "não andam". Aquele projeto que estava para sair, volta para a gaveta. A notícia tão esperada não chega. Acontecem imprevistos que atrasam a assinatura daquele contrato.
Mercúrio Retrógrado, causa mal entendidos porque provoca "ruídos" nas comunicações. Por isso atrasos de tudo que depende desta energia planetária é muito comum.
Você pode verificar os efeitos de Mercúrio Retrógrado nas seguintes situações:
* No trânsito há mais engarrafamentos que o usual:
* Os sistemas de telefonia apresentam mais problemas:
* Computadores e máquinas em geral causam mais falhas que o normal:
* As pessoas mudam de idéia com mais facilidade, atrasando assim, acordos e contratos já estabelecidos.
* Os prazos de entrega não são observados, ocasionando muitos atrasos.
Mas muita coisa pode ser evitada se você observar o seguinte: 
* Seja detalhista na revisão de papéis e documentos. E principalmente: não deixe de revisar!
* Se você pretende adquirir um carro ou outra máquina qualquer, espere Mercúrio retornar ao seu movimento direto. 
* Faça seu trabalho com mais calma e meticulosidade para não precisar fazer tudo de novo.
* Cheque com atenção as informações que você recebe. Certifique-se de que os dados que você está recebendo estão corretos.

 
Gémeos
Mercúrio – Planeta da comunicação. Representa a inteligência, a perspicácia e a lógica. Promove a descodificação de mensagens, facilita a comunicação e favorece a auto-realização. As suas características assemelham-se às dos nativos de Gémeos e por isso é considerado o seu planeta regente. Aqueles que nascem sob a sua influência são práticos, inconstantes e intuitivos 
                                           MARIA HELENA



CANCER
Planetas Regentes


CANCER (21/06 a 21/07)    -    LUA
  
Decanatos:

1º - Lua
2º - Marte
3º - Netuno
 
 
Instinto - Reação - Emoção
Rege o signo de Câncer 
Ciclo: cerca de 28 dias
A Lua como satélite da Terra, reflete a luz do sol, e as suas mudanças de fases ocorrem num ciclo regular correspondente ao ciclo menstrual da mulher, ligando-a assim ao conceito do feminino. Representa o princípio da maternidade, a necessidade de fecundar, gerar, nutrir e proteger. É a expressão da natureza feminina, receptiva, sensível e do emocional sujeito às mudanças de humores. Representa também, a partir de sua função receptiva, a memória, com sua capacidade de armazenar as impressões e estímulos do meio ambiente, bem como as imagens e os significados dos fatos passados. Nesse sentido, a Lua mostra nossas respostas emocionais, como reagimos inconscientemente por nossos padrões de hábitos antigos.
    









LUA
Signo astrológico Caranguejo

 Kabalah – Arvore da Vida: Yesod
 A lua atribui-se ao signo de Caranguejo, sobre o qual possui forte regência.
Desde sempre que a lua exprime a natureza feminina, ao passo que sol representa a essência do masculino: o sol possui luz própria, o que faz dele um principio activo, ao passo que a luz da Lua advêm da luz do sol, ( é seu reflexo), o que faz da Lua um arquétipo feminino. Ao longo das religiões da antiguidade, a Lua tem sido identificada com o principio da grande mãe ou do divino feminino. O ancestral Livro dos Mortos, indica que a Lua e o Sol são forças iguais, contudo com polaridades opostas. Os símbolos religiosos das deusas lunares nas religiões da antiguidade, ( assírias, babilónicas, etc), eram uma arvore, ou um pilar, ou uma rocha. Aserá e Astarte, eram dessa forma representadas em santuários, que na Bíblia indica serem construídos em «lugares altos», junto do céu, onde mais facilmente se podia sentir a influencia da energia lunar. Isis era uma deusa lunar, mãe dos universos, reguladora dos partos e da gravidez. Os hebraicos viram a força e energia lunar na forma de Lilith, a lua negra, o temível demónio feminino, divindade nocturna que seduzia os homens durante o sono e cavalgando neles, (por “incubação”), os possuía sexualmente para lhe sugar as energias vitais. Os Romanos viram a lua na forma de Hecate, terrível Deusa infernal á qual a bruxaria era dedicada e em honra de quem nas encruzilhadas se erguiam estatuas de uma mulher com 3 corpos e onde se praticavam cerimonias magicas sob a observação silenciosa da padroeira das bruxas. Na grécia, a lua assume a forma religiosa de Selene, linda e irresistível deusa do Olimpo com os seus míticos amores. No Oriente babilónico, a lua foi também tida como Ishtar. As Deusas Lunares são sempre símbolos de magia, do temível poder das trevas, da força celestial feminina que tanto é capaz de ser irresistível fonte de prazer, como sublime fonte de gestação e de vida, como de temível  fonte de angustias, destruições, presságios, perturbações. À lua estão associados o mais profundo mistério, os reinos da libido, da noite, dos espíritos, dos fantasmas e das aparições.
No horóscopo de um homem, a Lua tende a representar figuras femininas: mãe, mulher, amada, etc. Em qualquer horóscopo, a Lua tem uma importância fundamental para o entendimento da personalidade. As perturbações espirituais, psicológicas e interiores de uma pessoa conseguem-se avaliar precisamente pela Lua. A influencia da lua também é determinante no padrão de certos eventos, tais como: movimentações, alterações no destino, instabilidades, mudanças, deslocações, etc.
 

  
"À diferença do Sol, que é brilhante e quente, a Lua é pálida, inconstante e fria. No entanto, pela sua iluminação podemos ver sombras até então desconhecidas. 
Ao passo que à luz do Sol, tudo se destaca, sob o brilho pálido da Lua, tudo se dissolve, oferecendo-nos uma nova experiência de nós mesmos e do nosso mundo." (Sallie Nichols)




A Lua regula as marés, influencia as plantações, os humores e o comportamento coletivo. Suas fases (num total de 28 dias) correspondem ao ciclo menstrual exaltando o feminino, a maternidade, a geração e a nutrição, o que explica sua regência sobre o signo de Câncer.
A Lua evidencia a receptividade intelectual, e por isso também é associada à memória. Ela é a guardiã do nosso passado, é nosso baú de recordações, imagens e nostalgias.
O signo em que está a Lua em seu mapa natal indica como você reage emocionalmente às situações. O que sensibiliza ou atinge você, suas "descargas" emocionais, e portanto, as simpatias e antipatias que você tem num primeiro momento. Como você espera "nutrir" suas carências e como alimenta a dos outros. A sua energia impulsiva e como você é na intimidade. Todas essas expressões são atribuídas à sua Lua Natal.
A Lua Nos Signos: 
A pessoa que tem a Lua natal em ÁRIES "não manda dizer". Fala o que pensa e o que sente, com muita sinceridade. De natureza impaciente e independente detesta que lhe digam o que fazer e não gosta muito de ouvir conselhos. Tem "pavio curto" e não raro toma para si as reações alheias, embora estes ataques súbitos de humor sejam passageiros e logo esquecidos. É dominadora e por isto mesmo, tem poder de liderança. Adora desafios.
Quem tem a Lua natal no signo de TOURO é estável e determinado. Calmo, pensa e pondera antes de tomar qualquer atitude, e raramente volta atrás depois da decisão tomada. Tende a ser conservador e apreciar o conforto doméstico, bem como a boa comida e os prazeres da vida. É dedicado, fiel, adora contato físico e gosta de ser estimulado por parceiros leais e empreendedores. Possessivo, precisa sentir-se seguro tanto na área afetiva quanto na material.
A Lua em GÊMEOS acredita que "é conversando que gente se entende". É falante e prefere o movimento e a novidade à estabilidade. Não gosta de envolvimentos emocionais muito profundos embora não seja adepto da solidão. Valoriza os contatos sociais e as pessoas intelectuais e inteligentes. Tende a racionalizar os sentimentos e raramente sabe o que realmente sente. Detesta ciúme ou possessividade e pode passar uma imagem de pessoa fria ou superficial.
Quem tem a Lua em CÂNCER no mapa natal é uma pessoa intuitiva e sintonizada com os humores e o estado de espírito das pessoas à sua volta. Extremamente emotiva e sensível às opiniões alheias, ressente-se com facilidade e se retrai. Tem laços muito fortes com a família, especialmente com a mãe, e transforma cada lugar onde vá, em um lar. Precisa sentir-se emocionalmente "protegida" para sentir-se viva. Por ter uma sensibilidade acentuada, muitas vezes esconde seus verdadeiros sentimentos para não se magoar.
Emocionalmente vaidosa e orgulhosa a pessoa que tem a Lua Natal no signo de LEÃO, gosta de sentir-se admirada. Tem necessidade de amar e ser amada e valoriza o romance. Sabe preservar sua auto-estima e precisa admirar alguém antes de se envolver. Tem magnetismo e poder de liderança, que quando não é bem administrado pode se transformar em autoritarismo. Atraente e encantador, mas também pretensioso e arrogante, é dono de emoções fortes e as oferece com generosidade.
Prática e exigente, a pessoa de Lua em VIRGEM, é reservada e não gosta de invadir a vida dos outros. É extremamente crítica quanto aos seus relacionamentos mas também é muito prestativa - que é a sua maneira de demonstrar afeto. "Organiza" suas emoções por prioridades e precisa obedecer uma rotina para sentir-se emocionalmente segura. Acredita fielmente na máxima "corpo são em mente sadia" e tem uma memória privilegiada.
Quem nasceu com a Lua no signo de LIBRA detesta a vulgaridade e valoriza as impressões estéticas. É agradável e charmoso com todo mundo, o que o faz ser muito requisitado socialmente, mas também é influenciável porque precisa sentir a aprovação dos outros. Imparcial, consegue deixar a emoção de lado e ser objetivo quando se trata de julgar alguém ou alguma situação. Não deixa que o lado emocional tome conta da razão, buscando sempre o equilíbrio. Para ele a parceria, seja amorosa ou profissional pesa, e muito, na balança.
Quem nasceu com a Lua natal em ESCORPIÃO tem emoções profundas, onde alimenta do menor ao maior de seus desejos. Tem um senso de lealdade acima da média, mas quando não é correspondido ou valorizado pode ser rancoroso e vingativo, usando a indiferença como arma. Reage intensamente ao que lhe proporciona prazer, valoriza o sexo e pode ter reações passionais quando se sente ameaçado. É dominador e acredita que não há entrega emocional se ela não for total e absoluta.
A pessoa que tem a Lua Natal no signo de SAGITÁRIO acredita que "tudo é possível", basta olhar pelo ângulo certo. Foge de emoções que considera negativas e sente-se asfixiado se não tiver liberdade de ação e muito otimismo. Cultiva o bom humor e destesta situações confusas, embora possa ser um pouco brusco quando expressa o que sente, mas não guarda ressentimentos. É idealista, pode carecer de realismo e tende a misturar valores sociais com emocionais.
Quem tem a Lua natal em CAPRICÓRNIO é uma pessoa de natureza cautelosa e austera. Reservada, teme dar vazão aos próprios sentimentos e não gosta de demonstrar o que sente para não sentir-se vulnerável. Gosta de ser respeitada, inclusive em sua formalidade, que é a maneira que encontra de não se deixar invadir. Ambiciosa, fortalece sua segurança emocional através do trabalho e da estabilidade material.
"Viver e deixar viver" é o lema de quem tem a Lua natal no signo de AQUÁRIO. Embora adore estar rodeado de amigos, busca a liberdade de expressão emocional e detesta sentir-se cerceado desta condição. Não encoraja e não gosta de descontroles emocionais de qualquer tipo e não suporta que dependam dele. Isto o faz sentir-se sufocado. Ele precisa de espaço e não dá atenção a chantagens ou dramas. É imprevisível tanto em suas reações como em seus relacionamentos.
Quem nasceu com a Lua natal em PEIXES tem uma natureza hipersensível. Como uma esponja, absorve a energia do ambiente e das pessoas, desenvolvendo um alto senso de compreensão e compaixão. Seu romantismo o torna vulnerável a mágoas e decepções e sua imaginação o faz reagir a coisas que não estão, de fato, acontecendo. É introvertido, gentil, sonhador e bondoso. Precisa de relações afetuosas e de sentir-se amparado para obter segurança emocional.



Caranguejo

Lua – Representa o feminino, a sensibilidade e a intuição. Rege a emoção e a fertilidade. Aqueles que nascem sob a sua influência são sensíveis, intuitivos e emotivos. Por outro lado, assim como a lua atravessa fases distintas, também as pessoas sob a sua influência têm normalmente um humor instável, passando do riso às lágrimas com relativa facilidade. São muito criativos, pois a Lua é inspiradora.
                                             MARIA HELENA






LEÃO
Planetas Regentes
 

LEÃO  (22/07a 22/08)    -    SOL

  Decanatos:

  1º - Sol
  2º - Júpiter
  3º - Marte


Vitalidade - Personalidade

Rege o signo de  Leão

Ciclo: 365 dias

O Sol é, no centro do nosso sistema solar, um doador de vida, traz ordem ao caos, representa o centro da consciência, a nossa existência única em relação ao mundo. É o princípio da paternidade, integridade e autoridade. Mostra nosso potencial de crescimento, criatividade, vontade e decisão. É a necessidade inerente do indivíduo de atingir um centro de referência do valor pessoal e de se sentir apto a exercer controle sobre o meio. É portanto, a capacidade de controlar e integrar todos os outros elementos do mapa astral, ou seja, da personalidade como um todo.

 
Sol
Signo astrológico Leão
Kabalah – Arvore da Vida: Tiphereth

O Sol pertence ao signo Leão, é regente privilegiado desta casa zodiacal e afecta todo este quadrante astrológico.
 O sol é representativo do núcleo vital do homem, da energia vital do ser humano, da sua alma e coração.
O ideograma do sol é representado por um circulo com um ponto no centro do mesmo, uma significação da emanação de pura energia. O sol sempre foi considerado um principio masculino, ao passo que a Lua um princípio feminino. Na Pérsia, o Sol assumia símbolo de luz e pureza, ao passo que no Hinduísmo o sol é sempre representado no centro do céu, ou seja, como o centro da existência. Os babilónicos, fenícios e egípcios também consideravam o sol como um símbolo da mais poderosa força e energia espiritual. Entre os Incas, o rei assumia o titulo de filho do sol, como que expressando a origem divina da sua fonte de poder. Nas religião egípcia, o sol era representado pela santa trindade Horus – Rá –Atum, e quando as religiões helénicas se cruzaram com os deuses orientais, Baal fundiu-se com Júpiter, ambos representações desta força solar. Se num horóscopo o sol se encontra apagado ou enfraquecido, isso significa uma ameaça: uma patologia, um mal, enfermidades, roturas, infortúnios, depressão, falta de forças, fraqueza; tudo isso pode estar eminente devido a causas que afectaram esse quadrante energético da existência humana que o sol representa e que á a alma, a vida.

Leão
Sol – Representa a masculinidade, a força de vontade, a determinação e a racionalidade. O Sol ajuda a promover e a incentivar o auto-conhecimento e o desenvolvimento pessoal. As pessoas regidas por este astro são destemidas, ambiciosas e decididas. Nascem para brilhar e dificilmente aceitam estar em segundo plano.
                                                              MARIA HELENA






VIRGEM
Planetas Regentes 
 











VIRGEM(23/08 a 22/09)    -  MERCÚRIO

 
 Decanatos:

1º -Mercúrio
2º -Saturno
3º-Vênus

Mercúrio
Mostra a capacidade da comunicação e do raciocínio, a expressão por meio da habilidade ou da palavra, bem como as necessidades de ligações e de aprender
  http://www.estrelaguia.com.br/horoscopo/virgem/caracteristicas/
mercúrio, mensageiro celestial da criatividade laboriosa. 
Virgem
Mercúrio – As suas características influenciam os nativos de Gémeos e de Virgem e por isso é considerado o planeta regente destes dois signos. Enquanto que dá a Gémeos a rapidez de raciocínio e a curiosidade que leva à descoberta, dá a Virgem o sentido prático, o pensamento lógico e a atenção ao detalhe. Aqueles que nascem sob a sua influência são racionais, metódicos e objectivos.


 
                                                          Maria Helena
VIRGEM 
Planetas Regentes
 
 LIBRA (23/09 a 22/10)    -    Vênus
Decanatos:

1º - Vênus
2º - Urano
3º - Mercúrio



Harmonia - Valores - Prazer

Rege os signos de Touro e Libra

Ciclo: cerca de 224 dias

Curiosamente, em Vênus, um dia dura mais que um ano. Na mitologia Vênus é a deusa da beleza e do amor. Vista no céu é muito brilhante e atraente. O amor é essa poderosa energia de atração que se expressa na necessidade de união. À medida que aprendemos com as experiências, criamos os nossos valores pessoais a partir de escolhas que possam nos satisfazer plenamente. Escolher valores é exercer a energia magnética amorosa, pois para que haja satisfação dos nossos desejos, precisamos buscar a união com os objetos que nos permitem a nossa realização. Sendo assim, no mapa astral, Vênus representa o impulso para a realização do prazer, nossas escolhas e nossos valores. É a necessidade de estabelecer relacionamentos, de desenvolver a cooperação e de conviver com beleza e harmonia.

 

Balança
Vénus - Representa a atracção, o amor, a paixão e a beleza. Desenvolve sentimentos profundos e ajuda a ultrapassar problemas amorosos. Aqueles que nascem sob a sua influência apreciam a arte e a beleza, são carinhosos e apaixonados. Têm um sentido estético naturalmente apurado e apreciam ambientes de requinte e objectos ou roupas de qualidade. Têm dificuldade em viver em ambientes desorganizados e não toleram o caos.
                                              MARIA HELENA



ESCORPIÃO
Planetas Regentes











ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)    - MARTE
  
Decanatos:

1º - Marte
2º - Netuno
3º - Lua
 



Plutão

Signo astrológico Escorpião
Kabalah – Arvore da Vida: Daath

Sobre escorpião governa o Plutão, sendo que alguns astrólogos dizem que o faz em conjunção com Marte. Em Plutão pode encontrar a expressão da Alquimia no seu lado mais obscuro, ou seja, a alquimia praticada não como virtuosa arte, mas sim como meio de enriquecimento: o uso das leis da natureza postas ao serviço da produção de ouro, seja a que preço for. Este é por isso um signo associado com Lúcifer, ou melhor: com o pacto que se pode estabelecer com Lúcifer para ter tudo aquilo que se deseja. Plutão quando equilibrado numa influencia astrológica, favorece comerciantes, empresários e todos aqueles que empreendem. No entanto, excessivamente carregado numa influencia astral, Plutão é o símbolo das energias que levam á febre pelo ouro, assim como á luxúria desregrada e incontrolável. Plutão está relacionado astrologicamente com o sistema hormonal de natureza sexual e a toda a actividade sexual, sendo que a influência astrológica de Plutão se faz sentir fortemente a nível dos instintos mais básicos. Plutão é por outro lado um símbolo da própria sedução, razão pela qual alguns já relacionaram este signo com o «tentador» ou o «sedutor»: Lúcifer. As pessoas sob domínio que Plutão, tem forte possibilidade de ter capacidades paranormais, ou um gosto pelas ciências ocultas, bem como notáveis qualidades psicológicas. Contudo, desvios de Plutão na sua influência astrológica sobre uma pessoa, podem levar a subsequentes desvios destas qualidades.


Transformação

Rege o signo de Escorpião

Ciclo: cerca de 247 anos

É o último planeta do sistema solar e tem a órbita mais excêntrica de todos. Na mitologia é o senhor das trevas. No mapa astral rege os instintos mais profundos do inconsciente. É a psicologia, a sexualidade e o fascínio pelos mistérios da vida. Mostra como lidamos com o poder, tanto nosso como o dos outros. É a persistência e a obstinação que levadas ao extremo trazem a compulsividade e a obsessão. Representa a nossa capacidade de transformar, regenerar e renascer.



Escorpião
Plutão - Representa a transformação, o inconsciente, a morte e o renascimento. Desenvolve o poder de sedução. Favorece a regeneração espiritual. Graças à sua influência os nativos deste signo são sedutores, competentes, esforçados e precursores da mudança. Plutão incita à reconstrução, ainda que ela implique uma destruição. Faz com que as pessoas que rege procurem sempre evoluir e alcançar os seus objectivos, mesmo que isso implique uma transformação profunda.
                                              Maria Helena






SAGITÁRIO
Planetas Regentes











SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) - Júpiter

Decanatos:

1º - Júpiter
2º - Marte
3º - Sol



Expansão

Rege o signo de Sagitário 

Ciclo: cerca de 12 anos

Maior planeta do sistema solar. No céu é magnânimo e magnífico. No mapa astral simboliza a consciência solar ampliando-se através dos relacionamentos sociais com seus princípios, costumes e ética. Representa a busca da compreensão da condição humana, o estabelecimento das leis, religiões e filosofia. É a necessidade humana de ordem, moralidade, justiça e saber. É o impulso da expansão para uma evolução espiritual. É a necessidade de romper limites e alcançar novos horizontes.


 
Júpiter
Signo astrológico Sagitário
Kabalah – Arvore da Vida:  Hesed


Júpiter é regente do signo Sagitário. O nome de Júpiter, ( romano),  provem de Zeus ,( grego), o deus dos deuses, patriarca divino. Etimologicamente Zeus advem do grego «dzeus» que significa «viver». Os romanos chamaram Júpiter a Zeus, considerando-o «Pai da Luz». Júpiter representa por isso a própria essência e noção de Deus. Júpiter não é um Deus cruel nem agressivo, e as suas manifestações de força, ( raios, trovões, etc), são enquadradas nalgum tipo de contexto que permitem ve-las como expressões de cólera justificada. Júpiter nos estudos astrológicos representa o desenvolvimento do ser humano com fundamento naquilo que ele recebe do exterior, do meio envolvente, das circunstancias, etc. Uma personalidade fortemente marcada por Júpiter, é afável, e perante um problema procurará sempre a solução mais eficaz, contudo também a solução sensata e justa. Pode também ter traços de uma personalidade hedonística, sociabilidade, adaptabilidade. No entanto, Júpiter será também e sempre um símbolo de satisfação dos impulsos instintivos, de um desejo pela beleza, de uma vivência em função dos prazeres, da busca do prazer dos sentidos.
Astrologicamente é Júpiter que ocupa o lugar mais alto da hierarquia celeste, seguido imediatamente pelo Sol. Júpiter é por isso pura expressão da vida, da energia criadora, do absoluto, do bem. Júpiter é por isso expressão das formas criadoras que tudo geraram e que estão presentes á nossa volta. Usar e fluir com essas forças é evoluir e florescer positivamente, ver tais forças bloqueadas ou afastar-se delas é estagnar e regredir.
                                                 
                                                       http://www.magianegra.com.pt/astrologiasignosplanetashoroscopos.htm


Sagitário
Júpiter - Representa a sorte, a expressividade, a independência e o desenvolvimento humano em todas as suas vertentes. Transmite energias positivas, que favorecem a boa disposição e a alegria. É o planeta regente do signo Sagitário e aqueles que nascem sob a sua influência são aventureiros, curiosos, optimistas e generosos. A sorte está geralmente do lado de quem tem esta protecção, por isso conseguem resolver todo o tipo de problemas facilmente.
                                     Maria Helena






CAPRICORNIO
Planetas Regentes
 










CAPRICORNIO (22/12 a 20/01) - SATURNO

Decanatos:

1º - Saturno
2º - Vênus
3º - Mercúrio



Limitação 

Rege o signo de Capricórnio

Ciclo: cerca de 29 anos

Na mitologia é o deus do tempo, no mapa mostra nossa capacidade de perseverar nos desafios, amadurecer nossas metas e assumir nossas responsabilidades. Ao contrário de Júpiter, Saturno representa os princípios do limite e restrição. É a atitude prática e realista diante da vida. É a disciplina e o dever, o planejamento e a lógica. É o planeta da experiência, da cautela e da ambição.





Saturno



Signo astrológico Capricórnio



Kabalah – Arvore da Vida: Binah



Saturno é o planeta que exerce domínio sobre o signo de Capricórnio. O ideograma de Saturno faz lembrar uma foice, e certos astrólogos apoiam ser precisamente essa a assinatura deste signo: a foice.

A foice de Saturno simboliza a foice que corta a vida. Se Júpiter é Deus e vida, ao contrario, já desde os tempos babilónicos que se crê que Saturno traz a morte. Saturno é símbolo das energias que levam á perda, á morte, á separação, ao fim. Saturno pode parecer expressar a própria noção de frieza, e contudo, essa frieza é apenas superficial e uma forma de conter a profundidade de sentimentos. A frieza de Saturno é símbolo da profundidade, e Saturno é por isso símbolo do abismo mais profundo. Saturno pode representar a tirania , a avareza, a gula. Desde sempre que os astrólogos da antiguidade viam em Saturno uma força portadora de lutos, destruições, fatalidades, enfermidades, malefícios, morte. O valor de Saturno sobre um estudo astrológico, esta por isso sempre associado a uma rota de passagem de eventos negativos, ou então do bloqueio e estagnação.





Capricórnio
Saturno - Representa a concentração, a racionalidade e a responsabilidade. Transmite uma certa limitação e restrição, um obstáculo à mudança. A sua energia permite uma maior consciência do caminho que cada pessoa tem a percorrer. É o planeta regente do Signo Capricórnio e aqueles que nascem sob a sua influência são responsáveis, empenhados e racionais.
                                           Maria Helena





AQUÁRIO 
Planetas Regentes












AQUARIO (21/01 a 19/02) - Urano

Decanatos:

1º - Urano
2º - Mercúrio
3º - Vênus



Liberdade - Inusitado 

Rege o signo de Aquário

Ciclo: 84 anos

Curiosamente, Urano se diferencia dos outros planetas por ter o  eixo de rotação quase deitado em relação a sua órbita. Por isso  se associa a tudo que é diferente e fora do comum. Urano representa a necessidade de se libertar dos condicionamentos sociais e quebrar os limites representados por Saturno. É o excêntrico, o revolucionário e o inventor dentro de nós. No mapa astral simboliza a intuição mental e a originalidade que nos lança para o futuro e impulsiona a promover as mudanças na vida. É a eletricidade e a tecnologia. Tem como função preservar a individualidade e a independência. É o despertar do sentimento humanitário e fraternal.
Leia também: Urano e a Libertação do Karma




Urano



Signo astrológico Aquário



Kabalah – Arvore da Vida: Hokmah



Urano é o planeta regente sobre o signo de Aquário. O planto Urano simboliza uma força primordial imparável: a força da mutilação, do corte, da mudança súbita e repentina. Trata-se da própria força diluviana que tudo faz morrer, para tudo fazer renascer. O planeta Urano é por isso símbolo do rompimento e mais que isso: a energia que faz um ciclo acabar para logo fazer um novo ciclo nascer. Para os Babilónicos Urano era o fogo primordial, o fogo que tudo consome mas que tudo alimenta. Urano representa a força repentina, que destrói mas liberta. A preguiça, o que é  inútil, a lentidão, a indecisão, são destruídos por Urano que é energia vibrante que assalta inesperadamente e tudo dinamiza. Quando alguém se encontra sob forte influência de Urano, tudo pode acontecer. As pessoas que encontram no seu horóscopo uma forte influência de Urano são extremamente activas, dinâmicas, mesmo «eléctricas», o que em casos excessivos pode resvalar para um perfil comportamental claramente “nervoso” e mesmo hiperactivo. Urano representa por isso todo o funcionamento psíquico  - neurológico do ser humano. Um posicionamento equilibrado num quadro astral de uma pessoa, favorece-a com férrea força de vontade. Uma influência astrológica débil de Urano, pode causar excessivos estados de ansiedade, irritabilidade, desordem emocionais, ansiedades, angustias, fuga e mesmo agressividade. A influência de Urano é fundamental como uma energia que é motor da própria evolução: Urano desencadeia revoluções, acaba com bloqueios e imprime novos rumos, vence conformismos e dilui estagnações, conquista novos terrenos, desbrava a injustiça ao eliminar a sua fonte instalada gerando novos equilíbrios e novas fontes, tudo limpa para tudo semear, trilha novos caminhos que levam ao futuro prometido.

  


 


Aquário
Urano Representa o imprevisto, a liberdade e o corte com o passado. Favorece as mudanças radicais e a renovação interior. É o planeta do signo Aquário e por sua influência os nativos deste signo são inovadores, irreverentes e independentes. Urano faz com que as pessoas que rege não se acomodem às situações nem tenham receio de questionar aquilo com que não concordam ou que não lhes parece correcto. O instinto é o único guia que seguem, e são muito fiéis aos seus princípios.
                                                                   Maria Helena







 PEIXES
 Planeta Regente












PEIXES (20/02 a 20/03) - NETUNO

Decanatos:

1º - Netuno
2º - Lua
3º - Marte
  


Intuição - Lúdico

Rege o signo de Peixes 

Ciclo: cerca de 169 anos

Enquanto Saturno representa a realidade, Netuno traz o sonho, a imaginação e a ilusão. É o desejo que temos de escapar dos problemas cotidianos e nos refugiarmos na fantasia. No mapa astral representa a sensibilidade que se manifesta na  inspiração e na criação artística. É o instinto psíquico para percepção do mundo invisível que desperta a fé mística e a necessidade de se unir ao divino. Netuno é o solvente universal. Tem como função a transcendência do ego e a elevação do espírito humano para o sentimento de compaixão. 




Netuno

Signo astrológico Peixes

Kabalah – Arvore da Vida: Kether


Netuno governa sobre o signo de Peixes. O ideograma de Netuno apresenta um tridente como símbolo de tudo aquilo que esta por baixo da superfície, tudo aquilo que é invisível , ou desconhecido, ou inconsciente. Neptuno é senhor dos abismo, por isso representação de tudo aquilo que é profundamente psicológico, ou então de tudo aquilo que esta oculto e que apesar de ser invisível nos afecta de forma consequente e tangível. Em astrologia, Neptuno é sempre uma simbologia representativa de algo inquietante. Netuno esta também associado a tudo o que são intuições, pressentimentos, inspirações, mediunidade, fenómenos paranormais, visões e estados de ansiedade.
http://www.magianegra.com.pt/astrologiasignosplanetashoroscopos.htm

 


Peixes

Neptuno Representa a ilusão, a inspiração e o idealismo. Desenvolve a compaixão e o crescimento espiritual. É o planeta do signo Peixes e por sua influência estes nativos são sensíveis, generosos e ingénuos. Neptuno transforma o sonho em realidade, mas também pode causar confusão de emoções e sentimentos. As pessoas que nascem com uma forte influência deste planeta têm uma grande imaginação, mas por vezes vivem num mundo cor-de-rosa, à medida dos seus sonhos.
                                                   Maria Helena